quarta-feira, 31 de março de 2010

O TEMPO

PREVISÕES DO TEMPO

No tempo em que não havia rádio, televisão, serviços de metereologia e de protecção civil; em que a palavra "windguru" poderia ser ofensiva; em que o meu irmão Eduardo ainda nem sonhava com o projecto "climaat" nas suas brincadeiras de cientista; em que o "tempo" era assim porque Deus o mandava e era preciso não O ofender para não vir castigo; em que era natural chover no inverno e fazer sol no verão; nesse tempo o "tempo" era previsível de forma individual.

Aqueles que podiam, faziam-no pelo barómetro aneróide:

Abaixo de 736 milímetros: tempestade; de 736 a 745 milímetros: muita chuva; de 745 a 754 milímetros: chuva ou vento; de 754 a 763 milímetros: variável; de 763 a 772 milímetros: bom tempo; de 772 para cima: muito bom e seco

N, B. — A numeração nos mostradoras dos aneróides vem marcada em centímetros: assim é que 76 = 760 milímetros. Devem ser regulados de tempos a tempos por um de Tortin, para o que têm um parafuso especial. Se o ponteiro sobe ou desce lentamente, indica que mudança do tempo será durável e que será de pouca duração no caso de saltos bruscos.

Os outros pelo estado do céu


- Céu azul-claro e brilhante indica bom tempo.
- Amarelo ao pôr-do-sol anuncia chuva.
- Nuvens cor-de-rosa ou céu brumoso ao nascer do Sol, anunciam bom tempo.
- Nuvens vermelhas de madrugada, amarelas e brilhantes ao ocaso indicam vento ou chuva.
- Os “cirrus”, anunciam e precedem a mudança de tempo.Se são muitos e se duram por alguns dias os “cirrus” produzem borrasca.
- Os “cúmulos” permanecendo todo o dia, indicam chuva ou tempestade.
- Os “cúmulos-stractos”, a oeste no horizonte, quando o céu está encoberto, produzem bom tempo.
- Os“nimbos” indicam chuva.
- Nevoeiro sombrio anuncia chuva; nevoeiro transparente revela bom tempo.

Outros tempos!

.

Sem comentários: