segunda-feira, 10 de agosto de 2009

INSTRUMENTOS MUSICAIS DO MUNDO - O GUSLE

O "gusle" é o instrumento musical nacional da Sérvia e é uma espécie de rebeca com uma só corda.
Era o instrumento preferido para acompanhar os longos "poemas épicos" que, cantados, são parte integrante da música tradicional balcânica.
Os "cantadores de histórias" conhecidos por "guslari" eram também os "cantadores de notícias" que, pelas ruas, divulgavam os acontecimentos mais recentes e, assim, mantinham informada a população.
O “gusle” ou “gusla” (Croata: gusle, Sérvio: гусле, Montenegrino: gusle/гусле, Albanês: lahuta, Romeno: lauta, Búlgaro: o гусла) é também usado noutros países dos Balcãs e na região dos Alpes Dináricos.
O termo "gusle/gusli/husli/husla" é comum a todos os povos Eslavos e genericamente aplica-se a um instrumento musical com cordas. O “gusle” não deve ser confundido com o “gusli” Russo, que pertence ao grupo dos “saltérios”; nem com o termo checo “housle” aplicado para o violino.
O “gusle” tem muitas similaridades com a lira que foi largamente usada em todo o império Bizantino e pode ainda ser ouvido, em muitas regiões que dele faziam parte, quase exactamente da mesma forma.

Sem comentários: