terça-feira, 11 de agosto de 2009

INSTRUMENTOS MUSICAIS DO MUNDO - A KEMENCHE

A “kemenche” insere-se num grupo de instrumentos de corda friccionada com arco que tanto se pode encontrar na Ásia como na Europa de Leste e Norte de África e não é mais do que uma adaptação de violinos gregos e turcos. Possui três cordas de tripa cuja afinação mais comum é em Ré'/D' - Sol'/G' - Ré/D.
Na sua construção, normalmente, as costas são escavadas de uma só peça de madeira de cedro ou cipreste sendo o tampo de abeto.

O termo “kemenche” (Turco: Kemence, Armênio: K'amântcha - Քյամանչա, Laz: Ç'ilili - ჭილილი, Persa: کمانچه, Grego: κεμεντζές) é usado para descrever dois tipos de instrumentos musicais de três cordas:
1- um alaúde em forma de garrafa muito próximo da Kemane da Capadócia, que se encontra na região do Mar Negro da Ásia Menor, e também conhecida como a "kementche do Laz" ou "Pontic kemenche";
e
2 - um alaúde em forma de pêra , muito semelhante à “lyra” bizantina, encontrado principalmente em Istambul e regiões do Leste da Turquia, conhecida como “kemenche” clássica.
Ambos os tipos de “kemenche” são tocados na posição vertical: apoiada sobre o joelho, quando o executante está sentado, ou à sua frente quando em pé mas sempre com o “braccio” para cima. O arco do “kemenche” é chamado de “doksar” (grego: δοξάρι), termo que em grego significa “proa”.

Sem comentários: